domingo, 30 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro - 32ª rodada

Domingão é dia de futebol, é o dia que a blogueira que vos fala quase morre do coração, já que eu, como a maioria dos brasileiros, alimento uma paixão louca pelo futebol e principalmente pelo meu time do coração. E o que dizer dessa 32ª rodada? Foi emocionante para todos os clubes, ou alguém aí ficou tranqüilo com essa rodada? Duvido muito.
No sábado dia 29 iniciava a rodada e um dos melhores jogos dessa reta final. Neymar, 19 anos, estrela desse fim de semana. O show começou antes mesmo da bola rolar,  a torcida preparou uma faixa com o rosto do jogador e uma placa. Motivado pelo carinho da nação santista, o garoto arrasou no jogo. Foram seis gols contra o Atlético Paranaense, e desses, 2 anulados. A Vila Belmiro, lotada, foi palco de um espetáculo do menino Neymar Jr. No fim do jogo o garoto do moicano descolorido reverenciou quem o incentivou no início: a torcida. Placar final do jogo: Neymar 4 x 1 Atlético Paranaense.
Sábado também foi dia do Botafogo entrar em campo. O jogo teve um placar magro, apenas 1x0, mas a vitória sobre o Cruzeiro garantiu a vaga do alvinegro na disputa do título do Brasileirão 2011.
Outro time carioca também jogou no dia 29, o Fluminense enfrentou o Ceará e também venceu. 2x1 foi o placar final do jogo e Rafael Sóbis o autor dos gols que deixaram o tricolor carioca respirar no G5.
E finalmente chegamos aos jogos de domingo. Corinthians e Avaí jogando, metade do Brasil (inclusive eu) secando esse jogo. Avaí abre o placar e eu enlouqueço, mas minha felicidade durou pouco tempo. O time paulista, que jogava em casa, virou o jogo e garantiu, não só a vitória como também a liderança do campeonato, já que o Vasco não ganhou do São Paulo, mas esse jogo eu vou deixar por último.
Em Goiânia, o Atlético Goianiense enfrentou um Internacional louco para pontuar e tentar uma vaga do almejado G5. Com apenas um gol o Inter conseguiu a vitória sobre o time goiano.
O Figueirense jogou contra o Bahia e ganhou por 2x1. Já o Coritiba ajudou a afundar de vez o América Mineiro. O lanterna da competição perdeu de 3x1.
E a má fase do Palmeiras acabou? Que nada! O time paulista perdeu do Atlético Mineiro por 2 x 1. Com esse placar o time mineiro saiu da zona de rebaixamento.
E o Mengão?? Um dos jogos mais esperados de domingo. Os torcedores gremistas prometeram e cumpriram, os gritos chamando Ronaldinho Gaúcho de pilantra tomaram conta do estádio, mas não intimidaram o craque rubro negro, que jogou com tranqüilidade e a marra de todo bom flamenguista. O time carioca saiu na frente com dois gols e o primeiro tempo foi do rubro negro, mas aos 41 minutos o time gaúcho motivado por uma torcida com raiva, esboçou uma reação. No segundo tempo só deu Grêmio e o time gaúcho virou o jogo e fechou o placar com um 4 x 2 sensacional.
E para finalizar, Vasco e São Paulo. São paulinos torcendo pelo Vasco e corintianos torcendo pro São Paulo. Um jogo decido por goleiros. Fernando Prass foi o nome do primeiro tempo, não deu chance para o ataque tricolor. Já no segundo tempo os vascaínos conheceram Denis, o goleiro que não jogava há mais de dois anos (e que eu acho um gatinho) fez belíssimas defesas e não deixou que bola nenhuma entrasse no gol que ele defendia. O resultado não foi bom para nenhum dos dois times, mas foi lindo ver o Denis fazendo um ótimo trabalho e substituindo muito bem o ídolo tricolor Rogério Ceni.
E é com o meu time do coração que eu encerro um resumo do que foi a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fayda Chiarella

Balanço do Pan

Nas últimas duas semanas, acompanhei os Jogos Panamericanos o máximo que pude, afinal... não dá pra parar sua vida e viver em frente a uma TV e um computador acompanhando ao vivo todas as competições. (Bem que eu gostaria, mas... enfim!)
Acho engraçado (para não dizer irônico) ouvir pessoas criticando a atuação dos atletas brasileiros, reclamando que o México foi beneficiado em algumas competições, ou que o Brasil está muito fraco e blá blá blá... Sério mesmo? O atleta se dedica, abre mão de tanta coisa para poder representar seu país lá fora, mesmo sem condições dignas de treinamento, mesmo às vezes tirando do seu bolso dinheiro pra viajar e competir simplesmente pelo amor ao esporte e as pessoas ainda criticam seu desempenho?
Qeridos leitores, vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como atleta: Competição não é só ir lá e pronto, fazer o que se sabe. É ter tranquilidade (ou sangue frio) para esquecer problemas pessoais, ou dor, ou mesmo tentar acreditar em si mesmo, e acreditar que se é capaz de vencer. Sim, meus amigos, a insegurança às vezes é nossa pior adversária.
Mas enfim, hoje quero fazer um balanço sobre o Brasil no Pan de Guadalajara... sem puxar sardinha para modalidade nenhuma... afinal de contas, todos que foram ao Pan se esforçaram para conseguir o índice (ou conseguir a vaga) para poder representar nosso país, e simplesmente por isso já são campeões!
O Brasil evoluiu muito tecnicamente, de verdade. Mas assim como o Brasil evoluiu, os outros países também. Não é só a gente que acredita que o esporte pode mudar vidas... os outros países também pensam igual, e investem... Talvez invistam mais do que o Brasil, e por isso possuam atletas mais preparados para competições a níveis internacionais.
E pra ser bastante sincera, vi muito mais garra e vontade de vencer nos brasileiros. Os canadenses e americanos, com as suas seleções principais ou não (vou entrar em detalhes sobre isso em um outro post) se mostraram apáticos em várias competições.
Por isso, digo com alegria e muito orgulho: PARABÉNS AOS ATLETAS BRASILEIROS. Que mesmo quando todos acharam que era o fim, lutaram até o final e em muitas vezes viraram o jogo! Parabéns por vocês serem suficientemente corajosos para abrir mão de estar com suas famílias para representar seu país sem muitas vezes ganhar nada em troca...
Aos campeões, e medalhistas, meu respeito por estarem entre os melhores do mundo (sim, os melhores das Américas normalmente se encontram entre os 10 melhores do mundo). E aos que não conseguiram bons resultados, obrigada por estarem ali, de peito aberto e dando a cara a tapa para os leigos que vivem em seu mundo muitas vezes sedentário, simplesmente criticando... porque é muito fácil falar coisas sem saber.
2012 teremos as Olimpiadas e sei que até lá muita coisa há de acontecer e, acreditem, surpreender a todos. Pois como sempre dizemos, e apesar de clichê, é a melhor frase para descrevermos nós, brasileiros: Sou brasileiro e não desisto nunca!


Clarissa Ramos


Ola meninas,
Criamos esse blog para informar e discutir sobre esportes em geral com um olhar feminino. E se você leu isso e imaginou que vamos falar do corpo dos atletas e coisas desse tipo, acertou, por que não né? Mas esse não é o foco principal do nosso blog.
O objetivo aqui é falar de esportes, todos os que forem possíveis, e não apenas futebol. Portanto tentaremos estar atentas sempre ao que acontece no nosso universo esportivo, dando a oportunidades de esportes e/ou atletas desconhecidos mostrarem seu talento!
Rapazes, fiquem a vontade para comentar e mostrar também a visão de vocês...

Beijos a todos...


Fayda Chiarella e Clarissa Ramos