domingo, 30 de outubro de 2011

Balanço do Pan

Nas últimas duas semanas, acompanhei os Jogos Panamericanos o máximo que pude, afinal... não dá pra parar sua vida e viver em frente a uma TV e um computador acompanhando ao vivo todas as competições. (Bem que eu gostaria, mas... enfim!)
Acho engraçado (para não dizer irônico) ouvir pessoas criticando a atuação dos atletas brasileiros, reclamando que o México foi beneficiado em algumas competições, ou que o Brasil está muito fraco e blá blá blá... Sério mesmo? O atleta se dedica, abre mão de tanta coisa para poder representar seu país lá fora, mesmo sem condições dignas de treinamento, mesmo às vezes tirando do seu bolso dinheiro pra viajar e competir simplesmente pelo amor ao esporte e as pessoas ainda criticam seu desempenho?
Qeridos leitores, vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como atleta: Competição não é só ir lá e pronto, fazer o que se sabe. É ter tranquilidade (ou sangue frio) para esquecer problemas pessoais, ou dor, ou mesmo tentar acreditar em si mesmo, e acreditar que se é capaz de vencer. Sim, meus amigos, a insegurança às vezes é nossa pior adversária.
Mas enfim, hoje quero fazer um balanço sobre o Brasil no Pan de Guadalajara... sem puxar sardinha para modalidade nenhuma... afinal de contas, todos que foram ao Pan se esforçaram para conseguir o índice (ou conseguir a vaga) para poder representar nosso país, e simplesmente por isso já são campeões!
O Brasil evoluiu muito tecnicamente, de verdade. Mas assim como o Brasil evoluiu, os outros países também. Não é só a gente que acredita que o esporte pode mudar vidas... os outros países também pensam igual, e investem... Talvez invistam mais do que o Brasil, e por isso possuam atletas mais preparados para competições a níveis internacionais.
E pra ser bastante sincera, vi muito mais garra e vontade de vencer nos brasileiros. Os canadenses e americanos, com as suas seleções principais ou não (vou entrar em detalhes sobre isso em um outro post) se mostraram apáticos em várias competições.
Por isso, digo com alegria e muito orgulho: PARABÉNS AOS ATLETAS BRASILEIROS. Que mesmo quando todos acharam que era o fim, lutaram até o final e em muitas vezes viraram o jogo! Parabéns por vocês serem suficientemente corajosos para abrir mão de estar com suas famílias para representar seu país sem muitas vezes ganhar nada em troca...
Aos campeões, e medalhistas, meu respeito por estarem entre os melhores do mundo (sim, os melhores das Américas normalmente se encontram entre os 10 melhores do mundo). E aos que não conseguiram bons resultados, obrigada por estarem ali, de peito aberto e dando a cara a tapa para os leigos que vivem em seu mundo muitas vezes sedentário, simplesmente criticando... porque é muito fácil falar coisas sem saber.
2012 teremos as Olimpiadas e sei que até lá muita coisa há de acontecer e, acreditem, surpreender a todos. Pois como sempre dizemos, e apesar de clichê, é a melhor frase para descrevermos nós, brasileiros: Sou brasileiro e não desisto nunca!


Clarissa Ramos


3 comentários:

  1. Posso dizer que acompanhei o Pan em quase tudoooo, deixei de trabalhar direito e até deixar os estudos de lado e ou estudar de madrugada, para viver o Pan2011. nadei por 16 anos, e sei muito bem como é a vida de um atleta, não é fácil. muita pressão de todos os lados e até da gente mesmo, para buscar a perfeição e ser o melhor. Esse Pan foi maravilhoso, assistir pela TV a felicidade e a garra dos nossos atletas foi emocionante, seja ganhando o ouro ou o bronze ou não ganhando nenhuma medalha, FOI LINDO! isso sim é esporte, isso sim dá vontade de ficar em frente da TV torcendo e vibrando.
    que venha as Olimpiadas 2012!!!
    Muiiiiito bom o site, maravilhoso o texto. parabens :)

    ResponderExcluir
  2. Clarissa...entendo tua posição 100% e até por que vivi experiências similares....FOI BOA COMPETIÇÃO....ESTA TREINANDO MUITO....FOI RUIM...ESSE TREINADOR NÃO PRESTA....sem sequer avaliar as circunstâncias...
    É amor do mais puro o que voce entrega quando esta na quadra, na piscina, no jogo, ou onde for, ser esportista nao é somente jogar o se exercitar, ser esportista é amar o que se faz, e voce esta representando esse amor agora desde fora, por que eu acho que na verdade, esse mundo nunca pode se abandonar. Parabens, continue, que virarei fã!

    Isabel

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. Ficar no sofá só criticando é muito fácil. Até acho que casos com o do handebol masculino, onde antes de começar o torneio já se sabia que a final seria entre Brasil e Argentina, ficar com a prata é a mesma coisa que ficar em último. Mas mesmo assim, isso não tira o mérito de quem rala um ciclo olímpico inteiro para estar ali representando o nosso país e luta até o fim pela vitória.

    ResponderExcluir