Onde estão as aulas de Educação Física nas escolas? Onde estão as crianças, aprendendo os valores dos esportes, lindando com a competição, com as vitórias, derrotas, superações de dor, medo e frustrações? São situações como essas que preparam a criança e o adolescente para a vida adulta.
O clube onde eu treinava (SESI - Ferreira Pacheco, em Goiãnia) possuiu, há alguns anos atrás, uma variedade de esportes onde a criança passava por todas as fases do esporte: da iniciação esportiva ao treinamento, do básico ao avançado. Entre futebol, natação, volei, futsal... Esportes mais conhecidos, o clube ainda oferecia judô, saltos ornamentais, ginástica olímpica (e trampolim acrobático). Existia um leque de opções para as crianças buscarem sua identidade.
O que está sendo feito para modificar isso? Não muito. Mas ainda sim, algumas pessoas ainda lutam para que o esporte volte a ser praticado e valorizado. Um exemplo é o lindo trabalho da atleta de nado sincronizado, a medalhista do Pan Americano de Guadalajara, Lara Teixeira.
Lara Teixeira - Arquivo Pessoal
Lara fundou uma escolinha de nado sincronizado no Rio de Janeiro, buscando encontrar talentos, com a esperança de que essas crianças sejam nossas estrelas amanhã, que seja a nova geração de campeãs. Uma atitude digna de campeã, pois Lara não pensou apenas no esporte, mas em dar oportunidade às crianças de encontrarem uma possibilidade de vida diferente.
Esse deveria ser o exemplo a ser seguido por todos os campeões, afinal, as crianças sonham em ganhar medalhas, em serem campeãs como aquelas pessoas que vêem na TV. Se os atletas aproveitassem a visibilidade que conquistaram na mídia para buscar incentivar o esporte no país, teríamos mais escolinhas, mais atletas, e consequentemente, mais talentos a serem descobertos.
O Brasil, infelizmente, só se lembra dos esportes a cada 2 anos, com Pan Americano e Olimpíadas... depois são mais 2 anos esquecidos... E novamente lembrados, e assim continua esse ciclo interminável. A hora de mudar é agora. Aproveitar que estamos sediando Copa do Mundo, Olimpíadas, e incentivar as crianças a se matricularem nos esportes.
Lara Teixeira, Popó, Guga, Flavio Canto, e todos os atletas que hoje buscam trazer mais crianças para o esporte a fim de continuar seu "legado", minha gratidão e meu respeito pela iniciativa. Que vocês consigam transmitir esse amor ao esporte e que essas crianças entendam o real valor de ser atleta, de superar limites! Parabéns!
Clarissa Ramos


No Brasil tem muitas ações de esportistas consagrados, mas só as atitudes deles não são suficientes para tornar o Brasil uma potência no esporte, falta muito investimento do governo na área, né!?
ResponderExcluirMas é de se orgulhar de esportistas com essa atitude!!!
;D
Muito legal!! Só assim mesmo para termos investimento na base, porque se depender do governo e das entidades... são casos raros.
ResponderExcluirE eu acho que o maior foco nem tem que ser em termos uma nova estrela do nado sincronizado amanhã, mas sim em termos cidadãos melhores e mais educados em todos os sentidos, mais cultura esportiva no Brasil, além de mais pessoas que acompanham e curtem o esporte, e que vão ser investidores e formadores de opinião no futuro. Aparecer uma nova estrela será uma consequência de tudo isso. Parabéns à Lara!